top of page

Há quem defina Brigadeiro só como um doce redondinho de chocolate coberto com granulado. Aqui vou compartilhar todos meus tipos de "Brigadeiros": doces e salgados, de chocolate, goiabada ou queijo, com granulado ou gergelim. Aqui Brigadeiro é tudo que vai na panela ou na batedeira, que se mexe com colher ou com fuê, tudo de que possamos nos deliciar aos montes... 

Coalhada Seca em Pirâmide

"Hmmm...Comida árabe!!! Que chique!!!..."

As visitas vão em casa e se deliciam com nossa famosa Coalhada Seca em Pirâmide. Faz a maior vista, é adequada para qualquer ocasião e - pasmem - é facílima de fazer.

 

Os ingredientes são:

- 3 litros de leite integral (de preferência em saquinho, à moda antiga)

- 1 unidade (170g) de iogurte natural integral

 

Leve todo o leite ao fogo, até ferver. Quando conseguir mergulhar o dedo por 10 segundos (nem mais, nem menos), será a hora de juntar ao leite o pote de iogurte natural. Misture, tampe e embrulhe o recipiente inteiro com um cobertor, manta ou algo do tipo. Deixe descansar por 8 horas e...Voilá...Está pronto seu iogurte caseiro.

Agora, para transformá-lo em Coalhada Seca, é só dissorá-lo. Como? Muito simples: passe o iogurte para um coador de café, desses que se encontra em qualquer mercadinho (suporte de plástico + filtro de papel descartável).

 

Pra finalizar, passe tudo para um prato (como se fosse "desenformar" a coalhada) e corte as laterais do filtro de papel. Está pronta sua Coalhada Seca em Pirâmide!!!

 

Sugestão do Chef Brigaderô: tempere com azeite e sal e sirva com torradinhas ou pãezinhos (pão sírio, pão folha, pão...). Pode ser uma boa entrada para as tão sonhadas festas de fim de ano.

 

Quadradinhos de Limão (Lemon Squares)

Diretamente da França, apresento-lhes uma das melhores sobremesas que já experimentei na vida: os espendorosos Tabletinhos de Limão. Perfeitos para acompanhar um cafézinho, servir após um farto churrasco, levar para o pique-nique e se deliciar. Dura um tempão se armazenado no freezer, sempre com a massa crocante e o recheio deliciosamente macio. Dá pra comer congelado mesmo, ou só geladinho. É uma maravilha, doce com um azedinho no final... 

 

Na batedeira, bata em velocidade baixa por 1 minuto e depois em velocidade média por 4 minutos.  

 - 1 3/4 xíc. farinha de trigo

 - 1/4 xíc. açúcar de confeiteiro

 - 14 colh. sopa (140 g) manteiga gelada 

 Formará uma massa unida. Pressione bem no fundo de uma forma (retangular grande)  untada e fure a massa com um garfo. Asse por uns 15 minutinhos, até as bordas começarem a dourar.

Enquanto isso, misture: 

 - 9 ovos

 - 4 1/2 xíc. açúcar granulado (cristal)

 - 1 1/2 xíc. suco de limão

 - 6 colh. sopa raspas de limão ou raspe todo limão que usar (sem alcançar a parte branca, amarga qualquer doce...)

 Depois de misturado, acrescente:

 - 1 xíc. farinha de trigo

 - 1 1/2 colh. chá fermento

Bata na batedeira em velocidade baixa até ficar bem misturadinho. Despeje a mistura sobre a massa quente e asse até o recheio firmar (+/- 25 min). Faça o teste do palito: ele tem que sair limpo). 

Quando esfriar, cubra o doce com uma camada de açúcar de confeiteiro. Corte em quadradinhos do tamanho desejado. 

  Aproveite sem moderação, rsrs... (;

 

 

Torta Nuts (guirlanda de castanhas)

"Hmmmm... Castanhas...!""Hmmmm...frutas secas...!" Tudo junto então, já pensou a delícia?! Agora você pode fazer barrinhas de cereais caseiras e super nutritivas, com seus ingredientes preferidos. Ou faça no formato de torta e sirva em festas de final de ano, aproveitando todos os significados supersticiosos por trás desses maravilhosos ingredientes. Veja como é fácil:

 

Ingredientes: 

 - 500g de açúcar mascavo

 - 3 colh. sopa de glucose de milho

 - 225ml de água

 - 250g de granola 

 - 70g de nozes 

 - 60g de castanha-do-pará 

 - 90g de castanha de caju 

 - 250g de amendoim torrado, sem pele e picado

 - 90g de amêndoas torradas com pele

 - 100g de figo seco (ou damasco seco)

OBS: você pode usar as castanhas inteiras ou em pedaços menores. Se quiser acrescentar mais frutas ou castanhas, não tenha medo: basta fazer mais um pouco de calda e mandar ver! O importante é que no final fique tudo bem grudadinho na forma. 

 

Em uma panela pequena, coloque o açúcar mascavo, a glucose de milho e a água. (Se a glucose estiver muito dura, deixe no banho maria até amolecer). Leve ao fogo até dar o ponto de fio. Para fazer o teste do ponto: mergulhe uma colher na calda, sem mexer. Quando a calda pingar como um fio, está pronto. 

Enquanto isso, faça seu preparado. Pode usar castanhas a sua escolha, adicionar frutas secas e substituir a granola por farinhas e flocos integrais. Despeje a calda e misture tudo bem rapidinho (antes que o açúcar esfrie e endureça). Vapiti-vuputi! Logo despeje tudo na forma untada com óleo ou forrada com papel filme. 

OBS: se o açúcar endurecer antes de você terminar, coloque no fogo baixinho e confira se a calda está suficiente para a quantidade de grãos. Lembre-se de cobrir toda a receita com ela!

Sugestão do Chef Brigaderô: apoie um copo de cabeça para baixo no centro da forma e então despeje o preparado de castanhas. Quer guirlanda mais divina que essa?!

 

Aperte tudo com as costas de uma colher e desenforme.

Donna Branca

Chega mais que eu tenho um segredinho pra te contar: ninguém resistiu e devoramos a torta beeem, beeem antes da meia-noite, kkkk...

 

Para a massa: bata 2 claras com 40g de açúcar até dar o ponto de neve. Desligue a batedeira e junte as 2 gemas. Adicione 60g de farinha de trigo e despeje a mistura numa forma untada com manteiga (de preferência desmontável). Leve para o forno e deixe até dourar as bordas. Faça furinhos na massa com um garfo e então despeje nela a calda (50ml de água com 1 colh. copa de açúcar fervidos). Reserve. 

Enquanto a massa assa (eu ri, kkk...), prepare o Coulis: junte 350g de frutas vermelhas com 5 colh. sopa de açúcar e leve ao fogo até formar uma caldinha. Reserve na geladeira.

Para preparar a mousse, bata 500ml de creme de leite fresco até formar um chantilly leve. Deixe separado. Bata 3 gemas com 80g de açúcar até formar uma gemada clarinha. Adicione 1 colh. sopa de amido de milho e misture. Junte a mistura a 200ml de leite fervente e mexa no fogo até engrossar. 

Dica do Chef Brigaderô: para ver se um creme está no ponto, certifique-se de que o caminho do seu dedo fica marcado na colher.

Fora do fogo, acrescente 1 sachê de gelatina incolor sem sabor (hidratada e dissolvida na água conforme embalagem, derretida em banho-maria) e 400g de chocolate branco (derretido em banho-maria). Mexa até homogeneizar e reserve até esfriar. Incorpore tudo ao creme de leite batido, delicadamente. 

 

Sua torta está quase pronta!!! Agora basta despejar a mousse sobre a massa escaldada, deixar firmar na geladeira e então despejar o Coulis. Prontinho, rsrs (;

 

 

 

"O" Haddock

Faça todos babarem na sua Ceia!!! Ops, então é melhor deixar seu prato pronto antes de apresentar o "Menù" para as visitas, só pra garantir, kkk...

 

Corte o Haddock em filés largos (2-3 dedos de espessura) e deite-os numa frigideira grande. Cubra-os com o necessário de 1L de leite e separe o que restar. Tampe e leve ao fogo por 5-7 minutos. Deixe tampado até esfriar.

Retire seus filés da frigideira, com cuidado para não desmanchá-los. Dissolva 1 1/2 colh. sopa de amido de milho no leite separado, junte ao leite que está na panela e acrescente raspas e suco de 1 limão e sal a gosto. Leve ao fogo e mexa até encorpar. 

Volte o Haddock para a frigideira com o molho e deixe tampado, até ferver. 

Para o preparo do arroz, basta dourar amêndoas laminadas em manteiga e um fio de azeite e despejá-las sobre o arroz cozido.

 

 

Uma flor com sabor - Flor Pão

Fala sério: quem nunca sonhou em ver uma flor saindo do seu forno? Melhor ainda se feita por você! Com o gostinho desse pão e o seu cheirinho se espalhando por toda a casa quando sai do forno então, nem se fala... A massa é uma das mais gostosas e fofinhas que eu já fiz!

Vamos preparar?

 

Para a massa:

Coloque 750ml de leite no fogo, até ficar morno (temperatura de bainho de bebê, rsrs). Desligue o fogo e acrescente 1 colh. sobremesa de sal, 1 colh. sobremesa de açúcar, 2 colh. sopa de margarina, 2 colh. sopa de óleo e 1 ovo. À parte, misture 0,5kg de farinha de trigo com um pacote (10g) de fermento biológico (seco instantâneo). Aos poucos, junte essa mistura ao restante dos ingredientes. Tudo misturado? Agora sim: coloque a mão na massa (literalmente) e vá adicionando mais farinha de trigo conforme necessário (no total da receita, entre 1kg e 1,5kg de farinha), até dar o ponto – tão logo a massa desgrude fácil e totalmente das mãos.

Deixe a massa descansando tampada até ela dobrar de tamanho. Divida-a em duas partes iguais.

 

Para o recheio:

Tire a pele de 12 linguiças frescas e solte seus grumos.

Sugestão do Chef Brigaderô: forre o fundo de uma panela com vinagre e coloque as linguiças ali. Então, acrescente água até cerca de 1 dedo da panela, cubra e deixe cozinhar. O vinagre ajuda a desengordurar as linguiças, hehehe...

Estando as linguiças já frias: acrescente 400g de muçarela, 3 tomates sem pele picados, 500g de queijo cremoso e orégano a gosto. Misture bem!

 

Agora vem a diversão: a montagem da sua flor.

Polvilhe farinha de trigo em uma forma de pizza bem grande. Abra uma das metades da massa na forma e, no centro dela, faça uma montanhinha larga e alta de recheio – para formar o miolo da sua flor. Pincele clara de ovo na massa que está no contorno da forma. Circunde a montanha com o restante do recheio deixando 2 dedos de distância da montanha pro recheio e do recheio pra borda da forma. Cubra tudo com a outra metade da massa, aberta em formato redondo. Pressione os espaços de massa sem recheio, de modo a marcá-lo bem.

Para formar as pétalas da sua flor, faça cortes ao redor do pão com 4 dedos de distância de um corte para outro – sem que os cortes alcancem o miolo. Vire uma pétala por vez de modo a deixar o recheio virado para cima. Pincele gema na massa do topo e das laterais do seu pão. Asse sua flor em temperatura média até dourá-la. Delicie-se!

Sugestão do Chef Brigaderô: um limãozinho sobre esse recheio cai super bem!

Sorvete de chocolate a base de água!

Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page